Por Fernando Souza Filho
Em tempos de crise econômica, mais que bom negócio, inovar pode ser a medida de sobrevivência para as empresas em um mercado cada vez mais competitivo. Com o intuito de divulgar e promover a cultura da inovação, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) lançou a publicação 99 Soluções Inovadoras.
O Sebrae-SP apresenta um catálogo de casos de sucesso de pequenas empresas paulistas que estão incorporando a inovação em seu dia-a-dia a partir da utilização de produtos e serviços do Sebrae-SP.
O conceito de inovação neste caso não envolve apenas a adoção de soluções tecnológicas e altas somas em investimentos, mas abrange tudo o que engloba a gestão da empresa, incluindo seus produtos, serviços, seu marketing, relacionamento com o cliente, design de embalagens e os processos de produção entre outros.
“O título é uma provocação, sugerindo que a centésima solução inovadora pode ser da empresa que está lendo o catálogo”, explica o gerente do Sebrae-SP Paulo Franzosi, coordenador da publicação. “A idéia é oferecer uma ferramenta que possa também servir de inspiração para outras inovarem.”
“Queremos estimular o conceito de rede, de empresário ensinando a empresário, o que certamente vai aproximar todo esse universo, em um ambiente dinâmico”, diz Marcelo Dini Oliveira, gerente de Atendimento e Fomento do Sebrae-SP.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), desde 1991, fomenta o acesso à inovação e tecnologia das MPEs por meio de projetos executados em parcerias com instituições de ensino e fomento à tecnologia em todo o Estado.
Entre os programas oferecidos estão Consultorias Tecnológicas, Incubadoras De empresas, Gestão Ambiental, Alimentos Seguros, Design e Alavancagem Tecnológica.
Fonte: PC Magazine