A elite brasileira confia na internet e usa a web para se informar antes de fazer compras e também para transações financeiras, mostra uma pesquisa do Ibope revelada pelo IDG Now. Segundo o estudo, 91% dos brasileiros mais ricos pesquisa na web antes de comprar algum produto e 85% confiam na internet como fonte de informação. A internet oferece hoje uma imensa variedade de fontes para quem quer tomar decisões de compra com mais propriedade. Além da maioria das grandes empresas ter websites com informações sobre seus produtos, existem também outros lugares onde o internauta pode ir.
Sites como o reclameaqui.com.br oferecem alertas importantes sobre empresas que não se preocupam com os direitos do consumidor. Foruns online e comunidades no Orkut também costumam trazer detalhes preciosos, pois normalmente são frequentados por entusiastas especializados que muitas vezes conhecem os produtos que os fabricantes. Além disso, há o Twitter, que já é utilizado por muitas empresas como canal de comunicação com os clientes. E para fechar, sites como bondfaro.com.br e buscape.com.br comparam preços entre várias lojas online.
A pesquisa mostrou também que os brasileiros de classe alta utilizam a internet para transações bancárias. Segundo o Ibope, 63% dos homens e 56% das mulheres usam bancos online. O Ibope ouviu pessoas entre 20 e 64 anos que tivessem acessado a internet nos últimos três meses e estivessem no grupo dos 5% mais ricos no Brasil.
Da Agência O Globo