Na era industrial, o foco era a aplicação do conhecimento para maximizar a produção e reduzir os custos, enquanto na economia digital o foco é fornecer ao consumidor a maior quantidade de escolhas (Choi e Whinston, 2000).
Bem dando prosseguimento a serie de posts sobre Dinheiro x Internet vamos falar de fatos concretos agora. Veja que escrevemos um post com o título “Como ganhar dinheiro na Internet?” O titulo e o conteúdo deste post é um sutilmente diferente, preste atenção.
A internet mudou quebrou de uma vez por todas diversos paradigmas. O conceito de negócio mudou. Antes da internet surgir “ser dono de um negócio” era ter um escritório, quatro paredes, mesas, funcionários, etc. Isso acabou pelo menos conceitualmente , acredite.
Se você tem um negócio fisico (ou analógico, digamos uma loja de aquários) é relativamente fácil trazê-la para o mundo digital, ou virtual se assim preferir.
A grande sacada nos negócios virtuais é a sua praticidade e o seu baixo investimento.
Quando se fala em gerar renda extra na internet, logo vem a mente “ganhar dinheiro sem trabalhar“, ou “ganhar dinheiro sem muito esforço“, ou “ganhar dinheiro de forma fácil“, o que nos remete a esquemas ou sistemas do tipo MML ou Pirâmides que tantos já lesaram no passado, portanto todo cuidado é pouco.
Pergunta:Existe uma fonte de renda possivel na com Internet?
Resposta: Sim existe.
P:Qual?
R: Encontrar uma oportunidade de negócio viavel de ser posto em prática através da internet (veja post: Perguntas para uma boa idéia)
P: Tem outras formas de se ganhar alguma renda extra nas horas vagas com a internet?
R: Diversas, mas todas com algum trabalho (não existe almoço grátis)
P: Quais?
R: Vamos citar apenas algumas pois elas são infinitas e a cada momento surgem novas oportunidades de negócios tendo a internet como ferramenta:
- Blogs – Você gera conteúdo relevante, atrai visitantes, vende espaços publicitarios (adsense) ou mesmo publicidade direta para empresas interessadas em seu publico visitante. Leia o artigo:Como ganhar dinheiro com o adsense em seu site ou blog?)
- Programas de afiliados sérios : algumas empresas virtuais que vendem produtos ou serviços pela internet permitem que você seja afiliado e ofereça estes produtos ou serviços a seus visitantes. Se seus visitantes compram você ganha uma comissão. Simples assim.
- InfoProdutos: Você tem uma idéia na cabeça, é um expert em determinado assunto relevante que acredita outros podem querer aprender? Ao inves de publicar um livro você cria um infoProduto, que pode ser um E-book por exemplo. Você reduz drasticamente o custo, disponibiliza a informação somente no formato digital e vende via download a seus visitantes.
Tá perdido? Não sabe por onde começar? Clique aqui e conheça um clube que vai lhe ensinar o passo-a-passo para começar seu negócio online
- Loja Virtual: Você já tem uma loja fisica? Vende ou quer vender algo? faça um estudo se seu produto é “vendavel” via net e monte uma loja de e-commerce. Veja bem, é importante fazer um estudo, pois há investimento apesar de ser bem menor do que para montar uma loja física, logo é importante saber se haverá retorno sobre o seu investimento. `
Entenda a internet como um carro (automóvel mesmo), veja a seguinte analogia:
Não é todo mundo que tem um carro que ganha dinheiro com ele. Eu tenho um carro, até o uso para ir trabalhar o que em uma analise mais fria poderia dizer que me faz ganhar dinheiro, mas não o uso como uma ferramenta direta para “fazer dinheiro” (make money, como diriam os americanos), mas tem gente que ganha dinheiro com um automovel ( taxistas , empresas de onibus, transportadoras) ou seja não é por que você tem uma carro que vai ganhar dinheiro com ele e levando para a internet , não é por que você tem uma banda larga em casa que você necessariamente vai ganhar dinheiro com a internet. Inclusive nos dias de hoje tome muito cuidado para não perder. Sacou?
É isso, a internet veio para ficar. Encare-a como uma ferramenta que pode sim lhe possibilitar ganhar algum dinheiro e até mesmo virar o seu negócio principal, mas lembre-se que para isso é preciso TRABALHAR, como já disse em um post anterior, o único lugar que dinheiro vem antes do trabalho é no dicionário.
Boa sorte.