Manuais grátis do Sebrae-MG para Pequenos Negócios
O Sebrae-MG disponibiliza manuais gratuitamente. Os mesmos foram produzidos com o intuito de dar uma visão ampla e prática das ferramentas de gestão existentes, contribuindo para o aprimoramento da gestão dos pequenos empreendimentos, sem contudo esgotar os temas abordados.
Os empreendedores e empresários poderão, a partir da leitura destes manuais, implantar as ferramentas de gestão apresentadas, sem maiores dificuldades.
Como Elaborar um Plano de Negócios:O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio. Clique aqui para fazer o dowload grátis |
|
Como Elaborar um Plano de Marketing:O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade. |
|
Como Elaborar uma Pesquisa de MercadoA Pesquisa de Mercado é uma ferramenta importante para que você obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar. Quanto maior o seu conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do seu negócio. |
|
Como Elaborar Controles FinanceirosA experiência do SEBRAEMG junto às empresas de pequeno porte permite afirmar que, na maioria das vezes, os problemas de natureza financeira são decorrentes de decisões empresariais tomadas sem planejamento como, por exemplo, investimentos na expansão do negócio, substituição de equipamentos antigos ou investimentos na construção de uma sede própria. |
|
Como Elaborar uma Estratégia de ComercializaçãoO Manual Como Elaborar Estratégia de Comercialização foi preparado para que você consiga enxergar de forma ampla como se tornar eficaz e obter resultados efetivos em seu mercado de atuação. A idéia é mostrar-lhe como acontecimentos do ambiente externo podem afetar seu negócio e, o mais importante, estimulá-lo a buscar, de forma permanente, informações sobre gestão que lhe possibilite ter uma visão mais abrangente dos principais elos que constituem a cadeia varejista; das compras, até a entrega do produto ao consumidor final. |
|
Como Elaborar um Plano de VendasNos dias de hoje, com menor diferenciação entre os produtos e maiores pressões dos clientes e da concorrência, o trabalho de vendas torna-se cada vez mais difícil e complexo. Independentemente do tamanho e do ramo de atividade do negócio, é preciso ser mais profissional e criativo para ter a preferência dos compradores. Um dos aspectos importantes, principalmente nos negócios que atuam no varejo, é a atenção com a equipe de vendas e com o atendimento aos clientes. |
|
Como Elaborar um Plano de Cadastro – Crédito e CobrançaEsperamos, com este manual, contribuir não só para a implantação nas empresas de um CADASTRO consistente de clientes, como para a adoção de critérios e parâmetros necessários para a concessão de CRÉDITO e um sistema organizado de COBRANÇA. Tudo isso tem como finalidade aumentar o faturamento, estreitar o relacionamento com os clientes e melhorar a saúde financeira das empresas. |